Aumento no preço do diesel pressiona reajuste na tarifa de ônibus

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) estima que as tarifas de ônibus no país podem ser reajustadas em 15,4% neste ano.

11/05/2022 as 15:32
Na segunda-feira (10), a Petrobras anunciou mais um reajuste no diesel vendido nas refinarias às distribuidoras, de R$ 0,40 no litro do combustível. O aumento equivale a uma alta de 8,87%, para R$ 4,91, valor que passou a vigorar desde ontem.

De acordo com a NTU, esse reajuste impacta em 2,9% nas tarifas públicas dos ônibus urbanos de todo o país, e as empresas devem recorrer aos prefeitos e governadores para evitar paralisações. "O combustível é o segundo maior custo do setor de transporte coletivo urbano por ônibus, segundo a NTU, respondendo por 32,8% no custo total do setor, ficando atrás somente do custo de mão de obra, que é de 50% em média", destacou a nota da entidade. A entidade alertou para uma situação preocupante. "A grande maioria dos operadores não têm fôlego financeiro para enfrentar mais esse reajuste e terão que suspender o serviço fora dos horários de pico", informou.

Em Nanuque o reajuste de 0,70 sobre o valor da tarifa de transporte coletivo urbano, passando o valor da referida tarifa para 4,00, entrou em vigor na manhã destaterça-feira, 10 de maio e, recebeu críticas dos usuários do transporte coletivo.