Mandado de prisão contra ex- vereador de Nanuque: Polícia e advogado falam do caso

O delegado deu mais detalhes em coletiva de imprensa, e, em direito de resposta, também entrevistamos o advogado de defesa:

26/07/2024 as 17:19

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de julho, a Polícia Civil de Nanuque cumpriu mandados de prisão como parte da Operação Machine, resultando na detenção do ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Nanuque, sua esposa, ex-secretária de obras do município, e um empresário que atualmente está foragido. A operação investiga crimes de falsificação ideológica, desvio de dinheiro público, e outras práticas ilícitas.

Coletiva de Imprensa da Polícia Civil

A coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil revelou detalhes sobre a segunda fase da Operação Machine. O delegado Dr. Luiz Bernardo explicou que as prisões foram resultado da finalização de diligências investigativas que trouxeram à tona a gravidade dos crimes cometidos. "Capturamos o ex-vereador e a ex-secretária. O empresário se encontra foragido, e a notícia é que ele evadiu quando da desenrolada a ação policial," afirmou o delegado.

A Operação Machine tem como alvo uma organização criminosa que desviava recursos públicos por meio de licitações fraudulentas, com núcleos operando na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, e entre empresários. "O objetivo é coibir principalmente crimes de corrupção e desvio de dinheiro público através de fraudes licitatórias," detalhou Dr. Bernardo.

O delegado também ressaltou a importância da colaboração da população para localizar o empresário foragido, reiterando que a polícia continua empenhada em garantir a ordem pública e econômica.

Direito de Resposta: Entrevista com o Advogado de Defesa

Em direito de resposta, o advogado de defesa dos envolvidos, Dr. Samuel Keller, destacou a importância de exercer o direito constitucional de defesa. "Primeiramente, nós gostaríamos de agradecer a vocês da rádio por estarem oportunizando um direito que é constitucional, que é o direito de resposta mesmo, o direito de serem ouvidos," afirmou o advogado.

Dr. Samuel Keller ressaltou que os envolvidos estão cooperando plenamente com as autoridades para esclarecer os fatos. "Estamos, enquanto Defesa, trabalhando no mérito dessa questão, já fazendo o levantamento de todos os documentos necessários, de todas as testemunhas que vão poder, ao final de tudo isso, corroborar com a verdade."

O advogado criticou as prisões, classificando-as como "equivocadas" e "ilegais", uma vez que, segundo ele, não foram apresentados novos fatos que justificassem a medida. "Certamente são prisões decretadas de maneira equivocada, porque não foram alegados nenhum fato novo. Já se trata de uma prisão ilegal que, se não for reconhecida na audiência de custódia, nós levaremos a situação ao Tribunal de Justiça."

Dr. Samuel Keller também chamou a atenção para a situação familiar dos envolvidos, enfatizando que uma das detidas é mãe de uma criança de 7 anos que requer cuidados especiais. "Nós precisamos levar isso ao conhecimento do magistrado, que, infelizmente, embora saibam dessa circunstância, não foi informada ainda formalmente ao juiz."

Considerações Finais

A defesa está se preparando para apresentar provas que demonstrem a inocência de seus clientes e se comprometeu a manter a sociedade informada sobre o andamento do caso. "A Defesa já tem evidências a favor dos seus patrocinados. Assim que for concedido vista dos autos e de toda essa representação, vai estar falando no processo e esclarecendo tudo para a população de Nanuque," concluiu o advogado.

A investigação continua e a comunidade de Nanuque aguarda mais esclarecimentos sobre este escândalo que abala as estruturas políticas e empresariais do município.


» Veja mais fotos