A primeira remessa de vacinas produzidas pela fabricante Pfizer que serão distribuídas pelo Governo de Minas chegaram nesta segunda-feira dia 3 ao aeroporto de Confins. Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde ficarão na rede de frios, em Belo Horizonte. No total, 50,3 mil doses produzidas pelo laboratório alemão BioNtech chegaram a Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as doses da Pfizer darão início à imunização, em Belo Horizonte, de indivíduos com comorbidades como diabetes, arritmia cardíaca, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de down, entre outros.
A Bahia recebeu também a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra covid-19, na tarde dessa segunda-feira. O voo com as 26.910 doses chegou no aeroporto de Salvador às 16h25. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a remessa de vacinas da Pfizer será encaminhada apenas para Salvador. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas acompanhou a chegada do imunizante e comentou a determinação do Governo Federal.
“Fizemos um planejamento para termos capacidade de armazenar em todas as nove macrorregiões do estado as vacinas de RNA. Já foram ao todo 30 equipamentos distribuídos, mas seguiremos o que foi apontado pelo MS”, disse o secretário.
Vilas Boas destacou que a decisão não significará acréscimo na distribuição do total de doses para a capital. “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”,
Já o Espírito Santo recebeu, na noite desta segunda-feira ,a primeira remessa de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19.
OMinistério da Saúde enviou 10.530 doses ao estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doses serão destinadas à capital Vitória, seguindo as orientações do plano nacional de imunização.
Vitória receberá o envio proporcional de doses para pessoas com comorbidades, com 24,9% de doses a este grupo.