A tempestade com rajadas fortes de vento desta terça-feira (17) atingiu os municípios de Montanha e Mucurici, causando grandes estragos
Temporais com fortes rajadas de vento atingiram cidades do interior do Espírito Santo entre a tarde e a noite desta terça-feira (17) ocorrido por volta das 18h, provocando estragos. Casas, galpões, praças, ficaram destruídos. Árvores caíram sobre fiações, o que causou queda de energia. A tempestade durou 15 minutos, mas foi o suficiente para destelhar casas e destruir a cobertura do fórum da cidade de Mucurici. Uma torre também caiu. Plantações de banana, café e mamão foram devastadas pela chuva de granizo que caiu na região. Produtores gravaram vídeos e tiraram fotos onde mostram criações mortas. Segundo a prefeitura, foram cerca de 10 a 15 minutos de chuva de granizo. O vendaval passou também por cidades próximas, como Ponto Belo, Montanha e Nova Venécia.
Em Ponto Belo, um poste de eletricidade foi derrubado pela força do vento.
Em Nova Venécia, apesar de pouca chuva, os ventos foram considerados de moderados a intenso, chegando a 74 km/h na sede urbana do município. A Defesa Civil registrou quedas de árvores nos bairros Rúbia, Margareth e rodovias. Duas casas foram destelhadas.
Em Anchieta, no Sul do estado, moradores registraram a passagem da tempestade, que destelhou casas e derrubou árvores na cidade. A chuva durou cerca de meia hora, mas foi o suficiente para assustar os moradores. Em alguns pontos, choveu até granizo.
A passagem do ciclone Yakecan pelo sul do país causou prejuízos. No Rio Grande do Sul, mais de 220 mil pessoas estão sem energia elétrica. Um homem morreu. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo de um pescador foi encontrado no Lago Guaíba. Em Santa Catarina, a cidade de Siderópolis teve rajadas de vento de 105,6 km/h, e a cidade de Bom Jardim da Serra registrou a menor temperatura do ano em todo o país, -2.9ºC.
fontes: novaondaonline.com e g1.globo.com