Série de entrevistas na Rádio 94 FM começa com Naiara Lima

A entrevista completa pode ser acompanhada pelo canal do YouTube da Rádio 94 FM Nanuque e pela nossa fanpage no Facebook.

24/07/2024 as 17:16

Nesta quarta-feira (24/07), a Rádio 94 FM recebeu a pré-candidata Naiara Lima como convidada para dar início à nossa série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Nanuque. Este é um momento importante para proporcionar aos nossos ouvintes e telespectadores uma oportunidade de conhecer os melhores candidatos e suas propostas para a cidade.

Na entrevista ela se apresentou, falando um pouco sobre si e respondeu diversos questionamentos como suas motivações, planos para a economia, a educação, a saúde pública, a infraestrutura, a segurança pública, a preservação ambiental, a moradia, a participação da comunidade na política, a cultura, o esporte, o desenvolvimento econômico, respondeu perguntas dos nossos ouvintes e desabafou sobre algumas questões.


No início da entrevista Naiara Lima responde sobre os pontos que ela acredita necessitarem de mais atenção na cidade. Ela destaca a saúde pública e a geração de empregos como as maiores prioridades:

"O maior caos de Nanuque hoje é a saúde. Pessoas que dependem unicamente do sistema público. Talvez para quem tem seu plano de saúde, tem sua condição financeira de comprar seu remédio na farmacinha, tá tudo bem. Mas quando você vai até as pessoas que dependem simplesmente, unicamente do sistema público, pra fazer uma cirurgia, depende do SUS. Pra pegar um remédio na farmacinha, não tem outra opção. Precisa daquele remédio. Essas pessoas estão sofrendo. Eu vou em casas de pessoas que estão há três meses sem conseguir pegar seu remédio de controle. Isso nunca aconteceu. Sabe? Então, assim, eu falo que o primeiro ponto que as pessoas têm sofrido é a saúde. E talvez quem não depende desse sistema público não consiga perceber essa deficiência. E o segundo ponto é a falta de emprego. E esse problema é por muitos anos em Nanuque. Nanuque precisa de emprego, Nanuque precisa de geração de renda. Esses dois pontos, para mim, são os mais importantes. Eu costumo até dizer que se você não atrair empresas pra cidade, que gere renda, que gere emprego, se você não aumenta, né, fomenta a economia da cidade, nada tem como melhorar. Nada. Se eu falar que vou melhorar a saúde sem buscar aumentar a arrecadação do município, sem atrair empresas para a cidade, talvez a gente não consiga melhorar a saúde. Então, uma coisa tem que estar ligada à outra, para tudo na cidade melhorar."


Em outro momento, Naiara fala sobre a cultura, esclarece questões relacionadas aos recursos do ICMS e compartilha sua experiência de exoneração durante seus dois mandatos como secretária de Cultura de Nanuque.

"E esse recurso, quanto mais a gente produz, quanto mais a gente cria projetos de esporte e de cultura, mais a gente arrecada. Tem gente que fala assim, eu morro quando eu vejo isso, "Ah, mas a festa é feita com o dinheiro da cultura", gente, isso não existe, eu vou esclarecer isso aqui. O que a cultura recebe de recurso chama ICMS. Esse recurso é de acordo da pontuação da cultura, exemplo; Eu fui a secretária que mais arrecadei recurso de ICMS no município pela quantidade de projetos que nós fizemos. E na época a gente arrecadou 500 mil, mas é 500 mil ano. Então quando você divide isso em 12 meses, é uma fatia pequena que dá para você monitorar e criar projetos e utilizar isso para a cultura. Então assim, quando é feita uma festa com os gastos acima de 2 milhões, como foi a última e foi uma festa muito boa por sinal, eu tive lá presente, a festa estava muito organizada, muito boa. Mas eu vi muitas pessoas falando assim, é para com dinheiro da cultura? Não é gente, é para com recurso próprio, é para com emenda parlamentar. O recurso que a cultura e o spot recebe chama ICMS, e é um valor pequeno. Não é um valor que dá para fazer festas de 2 milhões de reais, é bom essa oportunidade esclarecer.

Eu vivi vários desgastes na reta final do governo e um dos meus grandes desgastes foi me recusar a assinar alguns tipos de requisições, por exemplo, eles queriam que eu assinasse a requisição de decoração de Natal na cidade de 400 mil, e eu me recusei a assinar. Uma decoração de Natal e hoje muito bem feita decorando a cidade toda, não passa de 150 mil. Naquela época o gestor queria que eu assinasse essa requisição com um valor superfaturado e eu me recusei a assinar. E a partir daí a gente começou a ter diversos desgastes, fora aquele ciúme ali que foi criado por conta da especulação, e naquela época eu não tinha nenhuma intenção de estar como pré-candidato e quem me conhece sabe eu não tinha nenhuma intenção. Eu ajudei muito a eleger aquele governo naquela época, e a partir do momento em que eu me recusei a participar de muitas coisas erradas que aquele governo praticava, eu comecei a sofrer desgaste e fui exonerada no dia 6 de outubro de 2022. Mas eu falo assim, é que quando a gente tem uma vida íntima com Deus, Deus faz as coisas, Deus prepara as coisas, naquele momento eu entendi, naquele momento óbvio que eu fiquei chateada, mas depois eu entendi que aquele era um plano do Senhor pra minha vida, Deus me tirou daquela função pra eu seguir e cumprir os propósitos dele na minha vida."