O Espírito Santo atingiu, nesta semana, mais de 60% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única de imunizantes contra o novo coronavírus.
A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB) nas redes sociais.
“Alcançamos a marca de 60% da população capixaba adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Motivo de alegria e esperança de que dias melhores virão”, escreveu.
Na última semana, o Espírito Santo tinha 54% da população adulta vacinada com ao menos uma dose.
Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda (12), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, salientou a importância da cobertura vacinal com a primeira dose para a diminuição do contágio e - consecutivamente - internações e óbitos no estado.
De acordo com o secretário, 98% dos óbitos registrados no Espírito Santo desde o início da pandemia foram de pessoas com mais de 30 anos. O grupo também corresponde a 72,91 dos casos confirmados de Covid-19.
“Na medida que a gente alcança uma ampla cobertura da população que mais evoluiu para óbito, a gente começa a ter um resultado de efetividade social das vacinas”, afirmou.
Nésio também informou que é possível perceber a efetividade da vacinação na taxa de hospitalização pela doença.
A expectativa é de que apenas 150 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estejam ocupados com pacientes de Covid-19 na rede pública no final de agosto.
Atualmente, a ocupação de leitos está em 54,55% e o estado tem 426pessoas internadas em UTIs por complicações da Covid-19.
Fonte: G1
Foto: Projeto Elabora