O Vereador Elson de Souza Lima entregou uma justificativa ao Poder Executivo da cidade.

23/05/2025 as 17:07

O Vereador fez a seguinte justificativa:

JUSTIFICATIVA:

Senhor Presidente, senhores Vereadores,
 O Carnaval de Nanuque precisa ser reconhecido como uma manifestação artístico-cultural, popular e democrática, cabendo ao Poder Público prestar apoio à sua realização, assim como fomentar e salvaguardar a cultura carnavalesca durante o decorrer do ano.
 Nessa linha de raciocínio, entendo que o Poder Público tem a obrigação de planejar, organizar, gerenciar e promover a realização do Carnaval, garantindo a participação social e articulando diversos órgãos e entidades públicas e privadas, podendo realizar parcerias e estimular o patrocínio privado.
 É um grande equívoco pensar que durante o Carnaval a maioria dos nanuquenses viaja para cidades do litoral. Na verdade, é uma minoria que viaja. A maioria permanece na cidade, sem ter opções de diversão. Assim, muitas pessoas ficam trancadas em casa, acompanhando programas de TV e canais da internet e redes sociais, exatamente porque não têm alternativas de entretenimento.
 Entre as décadas de 1960 e 1980, Nanuque foi famoso pelos concorridos bailes de Carnaval do Nanuque Social Clube, do Clube Bralanda, do Minas Tênis Clube e em casas noturnas. A partir dos anos 90, tudo acabou, deixando Nanuque como uma "cidade morta entre os dias carnavalescos.
 Recomendo à Secretaria de Cultura que discuta com a sociedade organizada possíveis ações de resgate e valorização do nosso Carnaval, para que sejam colocadas na prática já a partir de 2026, pelo bem da nossa gente, que também tem o direito de se divertir dignamente.

Compromisso com Nanuque

As autoridades serão encaminhadas ao Executivo Municipal e aos setores responsáveis, com a expectativa de que as disposições sejam tomadas com a máxima brevidade, atendendo às necessidades dos cidadãos e melhorando a infraestrutura da cidade.